Com a casa cheia, a convenção do Partido Liberal (PL) de Sinop oficializou, na noite deste sábado (3), no Amazon, a pré-candidatura de Roberto Dorner à reeleição e Paulinho Abreu (Republicanos) a vice-prefeito. O evento também consolidou a coligação “Sinop unida, no caminho certo”, uma das maiores da história do município, com oito partidos no arco de alianças.
Em discurso, o prefeito agradeceu pelo apoio que tem recebido e destacou o compromisso com uma eleição pautada por propostas, mostrando que a polarização política deu espaço ao diálogo para unir forças por um bem maior, que é tornar Sinop um lugar cada dia melhor para se viver.
“Obrigado por tudo que vocês estão fazendo por Sinop, nós temos que unir, juntar as forças para acompanhar o progresso dessa cidade, que é muito próspera. Nós somos vistos pelo Brasil e pelo mundo como dos melhores municípios para se investir, e queremos mais. Então com todo esse apoio nós fizemos uma composição, e eu me orgulho dela, porque nós fizemos com que Sinop se unisse por um ideal só”, disse Dorner em discurso.
Além do PL, formam a coligação o Republicanos, Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Solidariedade, União Brasil, Progressistas (PP), Partido Renovação Democrática (PRD) e Democracia Cristã (DC).
“Nessa grande festa da democracia, vemos uma união histórica das maiores lideranças e partidos. Pessoas preparadas e comprometidas pelo bem da nossa cidade, trazendo sempre soluções, trabalhos, recursos, obras, como a gente tem visto nesses últimos anos, e uma união capitaneada pelo prefeito Roberto Dorner, que, após última eleição, com toda a sua humildade, chamou os líderes, mesmo que não estavam ao seu lado, para trabalhar em prol da cidade. Quero dizer que estou preparado para a missão, para ajudá-lo nessa gestão. Conte comigo, Dorner, conte comigo, Sinop”, afirmou o pré-candidato a vice-prefeito, Paulinho Abreu.
A senadora Rosana Martinelli (PL) lembrou do perfil conciliador do prefeito e como isso possibilitou uma boa gestão e uma coligação forte em Sinop. “Parabéns pela composição, parabéns pela articulação política, isso demonstra o poder de conversar, do diálogo, isso demonstra a união de todos vocês, de todos nós, todos os partidos aqui. Eu estou aqui hoje como senadora e eu estou trazendo o abraço do senador Wellington, do presidente nacional, Valdemar Costa Neto, que hoje o senhor Roberto está fazendo parte da família. A família PL que defende a liberdade de expressão, de se posicionar, de ter uma família, de amar a Deus sobre todas as coisas, de defender a nossa propriedade, esse é o PL que luta pelo Brasil. Pode contar comigo, pode contar com Rosana Martinelli, trazendo o recurso, defendendo a nossa cidade, o nosso Nortão, com muito orgulho e do maior respeito”.
Em discurso, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União Brasil) representou o governador Mauro Mendes e destacou o apoio do governo estadual ao projeto de Dorner para Sinop. Ele lembrou do compromisso do governador com a duplicação da MT-140, após interlocução do prefeito, do investimento do governo no projeto de duplicação, recuperação e construção de travessias urbanas na BR-163.
“O governo do Estado investiu mais de R$ 370 milhões em Sinop, Nós construímos uma escola militar única e nova, um modelo para a cidade de Sinop, então pode continuar contando com o governo do estado, com o governador Mauro Mendes. […] vamos continuar trabalhando, olhando, trazendo o asfalto, portanto é um compromisso do governo com a administração do senhor aqui no município. Então pode contar comigo, com a minha família, com a dedicação do nosso Partido União, que tem o governador, tem um senador Jaime Campos, dois deputados federais, o secretário-chefe da Casa Civil”, assevera.
A primeira-dama, secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso, lembrou dos avanços da gestão na área social, do legado na área de infraestrutura e da postura e cuidado com a família.
“Ainda tem muito trabalho pela frente. Já fizemos muito, já estruturamos muito essa cidade, tiramos o Nico Baracat do sonho e transformamos em realidade. Foram 12 anos de espera, e nós temos um prefeito que pensa como olhar humanizado, que traz para Sinop uma gestão totalmente diferenciada. Isso é mérito de um homem que sabe respeitar o outro, que sabe respeitar seus adversários, como já bem foi falado aqui, que sabe respeitar o próximo, as pessoas, as mulheres. Nós tivemos na prefeitura, nesta gestão, o maior número de mulheres como secretárias”, conta.
Também participaram do evento, de forma remota, o senador Wellington Fagundes (PL), o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, o presidente do estadual do PL, Ananias Filho , o presidente estadual do Republicanos, Adilson Saquetti.
Perfil
Roberto Dorner chegou em Sinop na década de 1980, e com muito trabalho e dedicação se tornou um empresário de sucesso como agricultor e pecuarista. Foi deputado federal por Mato Grosso, cargo que possibilitou ganhar experiência e bagagem política. Em 2020, com 32.114 votos foi eleito prefeito de Sinop e está escrevendo mais um capítulo da história.
Colocou Sinop entre as melhores cidades do Brasil para se investir, conquistou prêmios nacionais de eficiência na gestão e transparência e tirou do papel grandes projetos, como a construção de novas escolas, o hospital Municipal de Sinop, o fechamento de valetões, asfalto e iluminação da cidade, o novo Jardim Botânico e o Plano Diretor de Sinop.
Paulinho Abreu vem de uma família com uma longa tradição na política. Nascido e criado em Sinop, Engenheiro de Produção pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) por formação, trabalhou por mais de uma década na indústria da construção civil adquirindo ampla experiência na área de Infraestrutura Urbana, antes de entrar para a política.
Em 2020, foi eleito como o terceiro vereador mais bem votado de Sinop, conquistando 1357 votos. Em 2022, Paulinho assumiu o cargo de líder do prefeito Roberto Dorner no legislativo e, logo depois, foi eleito presidente da Câmara Municipal de Sinop. Ao longo de sua trajetória política, Paulinho demonstrou compromisso e dedicação em trabalhar pelo desenvolvimento de Sinop.